Dicas valiosas para aumentar as suas vendas na Shopee

Se você tem interesse em se aventurar no mundo do e-commerce, saiba que colocar seu produto à venda não é o suficiente para garantir um bom faturamento mensalmente. Portanto, separei para você 10 dicas valiosas para aumentar as suas vendas na Shopee!

Nós queremos ver o seu sucesso ao vender online. Por isso, elaboramos dicas valiosas para aumentar suas vendas na Shopee, confira, a seguir!

1. Defina o seu público alvo na Shopee

Antes de começar a vender ou se você deseja dar uma repaginada em sua loja, é importante definir o tipo de público que deseja alcançar.

É preciso fazer análise com base em dados reais de como é seu consumidor e qual seu comportamento.

Ademais, é importante considerar informações como idade, gênero, redes sociais mais utilizadas, entre outros.

Você pode fazer essa pesquisa entre seus clientes dentro da plataforma ou realizar pesquisas e questionários na internet.

2. Shopee Ads

O Shopee Ads é uma excelente maneira de alavancar suas vendas fazendo anúncios dentro da plataforma.

Ele funciona como uma vitrine que possibilita que sua loja e seu produto estejam entre as primeiras opções de busca dos clientes.

Ao pagar o valor estabelecido, você tem acesso a diferentes tipos de anúncios, podendo escolher qual se encaixa melhor às suas necessidades.

Além disso, acompanhe sempre a Central de Marketing da Shopee para fazer parte dos destaques oferecidos pela plataforma, bem como as promoções e datas comemorativas.

3. Tenha bons preços

A Shopee é uma plataforma gigantesca, com um número considerável de vendedores nacionais e internacionais.

Uma forma de vender mais, é oferecendo bons preços (principalmente se você é um vendedor iniciante).

Portanto, essa é uma excelente maneira de ganhar a confiança de clientes e credibilidade dentro da plataforma.

É muito mais vantajoso contabilizar mais vendas mesmo que seja por um valor mais baixo, do que buscar ter um lucro considerável logo no início. Portanto, invista em se manter consistente no mercado.

No entanto, para ser consistente e competitivo, você precisa fazer boas negociações com os fornecedores.

4. Dê atenção especial na hora de enviar os pedidos

Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo? Quando você capricha no envio dos produtos, o cliente percebe que o vendedor se importa com ele.

Sabemos que às vezes o orçamento está um pouco mais apertado, é difícil investir em brindes, mas coisas pequenas podem fazer uma grande diferença ao cliente. Quer um exemplo?

Você pode enviar uma bala como agradecimento, fazer uma água perfumada para espirrar na embalagem ou simplesmente fazer um cartão agradecendo seu cliente pela compra.

Ao fazer isso, você garante não só apenas um cliente fiel como também uma forma de obter uma boa avaliação para sua loja e produto.

5. Fique de olho nas avaliações

A reputação da sua loja e a avaliação do produto fazem toda a diferença na hora do cliente escolher onde irá realizar sua compra.

Por isso, fique atento ao prazo de envio do produto, acompanhe a entrega e entre em contato com o cliente caso perceba que algo esteja errado.

O cliente valoriza o vendedor que se preocupa com ele. Mesmo na correria do dia a dia, confira se está tudo certo com o produto e analise as avaliações referente ao produto.

Se notar que há reclamações constantes acerca do seu produto e da sua loja, observe quais são os apontamentos e, portanto, faça os ajustes necessários para corrigir o problema.

6. Capriche nas imagens dos produtos

Existe aquela premissa de que “a primeira impressão é a que fica”. Quando falamos sobre produtos, devemos levar isso em consideração.

É importante fazer fotos com boa resolução e sempre colocar mais que uma foto. A Shopee permite que seja feito o upload de até 9 fotos, portanto use isso a seu favor!

Outra dica valiosa, é contextualizar seu produto. Você pode fazer fotos ou vídeos curtos mostrando como o produto pode ser utilizado.

E já que falamos em vídeos curtos, opções como o boomerang (feito no Instagram) ou shorts (como vemos no YouTube e TikTok) também são excelentes opções.

7. Não deixe de lado as descrições

Mesmo que seu tempo seja curto, na hora de publicar um produto, faça uma descrição detalhada.

Pense que seu cliente está adquirindo um produto com base apenas em fotos. Ao colocar uma boa descrição, ele poderá ter uma visão melhor do item que está comprando.

Fale sobre o tipo de material, como pode ser utilizado, quais suas dimensões e quais itens estão inclusos na embalagem.

Uma lista com as principais perguntas já respondidas (em formato de FAQ), também é uma ótima ideia para garantir que o cliente efetue a compra com mais tranquilidade.

8. Foque no longo prazo na Shopee

dicas valiosas para aumentar suas vendas na Shopee

Com toda absoluta certeza, vendedores que se dão bem na plataforma são aqueles que focam no longo prazo. O que isso quer dizer?

Na prática, significa economizar o máximo, reinvestir o máximo no começo, abrir mão da margem de lucro de novos anúncios para ranqueá-los mais rápido, investir em estudos, mentorias, etc.

Focar no longo prazo significa abrir mão de um conforto ou satisfação no presente, em prol de colher muito mais no futuro.

9. Continue sempre adicionando mais produtos e kits na Shopee

Este trabalho deve ser diário no seu negócio. É normal que os produtos campeões oscilem as vendas.

No entanto, se você sempre adicionar produtos novos, você encontrará novos produtos que trarão mais vendas. Desta forma, seu negócio se torna mais sólido e crescente.

Kits é uma das melhores maneiras de se diferenciar dos concorrentes nos marketplaces, além de alavancar suas vendas, já que são muito bem vistos pelos consumidores.

Para criar kit, foque em produtos complementares que costumam ser comprados juntos pelos clientes.

Lembre-se: adicionar novos produtos é um trabalho constante e um dos mais importantes do seu negócio. Se você estiver saturado com essa atividade por conta do excesso de trabalho, contrate uma pessoa para te ajudar em outra área e foque nessa.

Seu negócio só vai crescer se você, dono, decidir as estratégias!

10. Faça uma boa administração financeira

Você sabia que a maioria dos negócios quebram por conta de péssima organização financeira?

Desde o início do seu negócio, separe gastos da sua loja com seus gastos pessoais. Para isso, tenha uma conta PJ para a loja, e uma conta PF para seus gastos pessoais.

Saiba o CMV dos seus produtos na ponta do lápis, isto é, “Custo da Mercadoria Vendida”, você deve embutir no custo da mercadoria os gastos com frete e impostos.

Tenha um pró-labore, o famoso salário do dono. Defina uma quantia fixa que será o seu salário. Essa quantia é a que você vai retirar todo mês para você. Essa quantia deverá ser definida com base no seu volume de vendas e o valor mínimo que você precisa para viver.

Tenha um fluxo de caixa. Registre todas as operações de entrada e saída de dinheiro na sua empresa. Tenha um controle das contas que precisam ser pagas e também das contas que irão entrar.

Desta forma, você terá menos problemas com o capital de giro e evitará pagar juros por conta de uma eventual má administração.

Conclusão

Você já conhece as dicas, agora é dar o pontapé inicial, colocá-las em prática e ver suas vendas alavancarem na Shopee!

Gostou do conteúdo? Continue aprendendo sobre a Shopee em meu Blog!

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Sobre o Autor

Luan Moreno
Luan Moreno

Geólogo (UNESP) de formação, após ficar desempregado decidiu largar a profissão para viver de e-commerce. Em menos de 1 ano após a decisão, já havia faturado mais de 7 dígitos em marketplaces. Dentre eles, a Shopee, a plataforma com a qual mais se identifica e se tornou especialista. Desde então vem ajudando diversas pessoas comuns a alavancarem suas vendas na plataforma.

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