Se você vai começar a empreender e ainda tem dúvidas sobre em qual segmento deve investir, uma das maiores dúvidas que podem surgir nesse momento é sobre a quantidade de nichos a serem explorados.
Para quem está montando sua loja na Shopee, essa insegurança pode ser bastante comum levando até a postergar o início das atividades.
Muitos vendedores se questionam sobre qual nicho focar na hora de definir quais produtos irão anunciar.
Você também está passando por essa situação? Para te ajudar a decidir sobre o que fazer, elaboramos um artigo que traz as principais vantagens e desvantagens de escolher apenas um ou vários nichos na Shopee, confira!
O que são nichos?
Os nichos de vendas são um pouco diferentes dos segmentos. Isso porque os nichos tratam de vendas específicas.
Ao escolher um nicho você está escolhendo investir especificamente em uma parcela de um segmento do mercado.
Podemos utilizar como exemplo uma pessoa que atua no segmento de produtos alimentícios. Porém, o foco do seu nicho é a venda de produtos para o público com restrição alimentar.
Assim, podemos dizer que ela identificou uma boa oportunidade e optou por investir nesse nicho, mantendo seu foco no ramo alimentício, porém em um tipo específico de público.
Qual a melhor opção?
O marketplace pode ser facilmente definido como um shopping com vários lojistas vendendo os seus produtos e disputando clientes.
A grande diferença do marketplace está na facilidade em que os clientes escolhem em qual lugar irão comprar.
Para efetuar uma compra, muitas vezes os clientes buscam o produto, abrem diversas guias em seu computador e vão analisando o preço, prazo de entrega, avaliação da loja e das mercadorias anunciadas, entre outros.
E da mesma maneira que uma pessoa anda entre as lojas de um shopping até encontrar a melhor opção, no e-commerce também acontece do mesmo jeito.
Porém, vamos pensar no segmento de moda feminina, que é um nicho grande. Existe uma infinidade de subnichos extremamente lucrativos nesse ramo.
A moda plus size e gestante, por exemplo, são dois subnichos dentro do nicho de moda feminina que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos e ainda são muito pouco explorados.
Outro setor seria o nicho pet shop, porém focar em acessórios para cachorro e gato. Neste caso, o grande nicho é pet shop, os subnichos seriam acessórios para cachorro mais gato.
O ideal é que você escolha um nicho grande e comece com alguns subnichos deste segmento para testar.
Você pode optar em abrir uma loja de roupa feminina que tenha seus produtos voltados para mulheres gestantes e plus size, pois uma grande queixa desse público é a falta de modelos modernos e com bom caimento.
Com isso, sua loja ganha destaque e consequentemente um número maior de possíveis clientes.
Dessa forma, é possível perceber que arriscar em vários subnichos pode ser uma excelente opção para alavancar suas vendas na Shopee, inicialmente.
Desta forma, ao longo do tempo, você pode trazer mais itens que contemplem os seus subnicho. Como, por exemplo, lingerie plus size, pijama, moda praia, roupa casual, etc.
Então devo investir em vários nichos?
Pra iniciar, sim! Na Shopee, a estratégia é a seguinte: com os cupons de frete grátis cada vez mais escassos, as pessoas vão valorizar muito a escolha da loja para “gastar” seu cupom e ganhar frete grátis.
O que isso quer dizer? As pessoas vão adicionar mais itens ao carrinho para ganhar o frete grátis. E como o cupom é por loja e não pela plataforma toda, a loja que tiver itens mais interessantes e do mesmo nicho, terá mais chances de ter boas compras.
Não entendeu? Imagine na prática uma mamãe que está comprando uma chupeta para a sua filha. A chupeta custa R$ 29,90. O frete grátis neste dia é com cupom de compra mínima de R$ 49,90.
Você acha que a mamãe vai preferir gastar R$ 29,90 + R$ 15,00 de frete ou adicionar itens para chegar no R$ 49,90 e ganhar o frete grátis?
Acertou se respondeu a segunda alternativa.
Agora pense: quais itens pode interessar a essa mamãe no momento da compra? Outros itens para bebês ou peça de moto, artigos para pesca ou ferramentas?
Acertou se respondeu outros itens para bebês. Provavelmente essa mamãe se interessaria por lenço umedecido, fralda, mamadeira, toalha, mordedores ou até mesmo brinquedos para crianças!
Essa é a estratégia da Shopee. Agregar itens na sua loja que incentivem o comprador a escolher a sua loja e não do concorrente. Itens que se complementam e agradam ao seu público alvo.
Se o seu público alvo for mamães (um grande nicho), logo você deve ter itens de subnichos menores que agradariam mamães. Assim, a chance de ter compras cada vez maiores na sua loja, será maior! (Sem contar que você pode fazer kits com esses itens do mesmo subnicho!).
Como saber se meu nicho é lucrativo?
Para responder essa pergunta, você deve observar qual o tamanho do mercado do produto a ser vendido.
Muitas vezes passam anos investindo em um mesmo produto e, sem diversificar seus nichos e não avaliam qual a real possibilidade de crescimento.
Se você pretende vender um produto onde seu faturamento não ultrapasse um valor satisfatório, é indicado investir em diferentes nichos para que você tenha maior oportunidade de vender e lucrar mais.
Por exemplo: alimento natural para coelhos. É um subnicho muito pequeno dentro do nicho de pets. Você não conseguirá escalar as vendas nesse nicho. Neste caso, você poderia agregar mais itens na sua loja, como roedores em geral, aí seu leque de opções e tamanho do mercado começa a aumentar.
Dicas
Eu defendo sim a linha de raciocínio que você deve escolher um grande nicho e focar em vários subnichos dentro deste grande nicho, e conforme for crescendo, ir agregando cada vez mais produto do mesmo segmento.
No entanto, para o marketplace, a quantidade de nichos de um vendedor não é algo relevante. Eles apenas esperam ter bons vendedores em suas plataformas.
A grande diferença é que investindo em vários subnichos dentro de um grande nicho, suas oportunidades de venda crescem exponencialmente, proporcionando um maior faturamento.
Vantagens de escolher um nicho ou subnicho:
- Você pode se especializar nele e ficar com muito conhecimento do que dá certo ou não do seu nicho. Isso te dá vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
- Você pode criar kits entre o seu mix de produtos, já que eles são para o mesmo público alvo, portanto seu cliente pode gostar.
- Você pode ter compras cada vez maiores em sua loja, já que as pessoas irão preferir pagar um frete só.
- Você pode ter uma recorrência maior de vender os seus produtos novamente ao mesmo consumidor.
Desvantagens de focar em um só nicho ou subnicho:
- O seu nicho pode ter variações sazonais de venda no ano e seu faturamento pode cair muito em meses específicos.
- Você abre mão de oportunidades de vender itens bem lucrativos de outros nichos.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse assunto, já sabe em qual nicho focar na hora de vender na Shopee? Continue vendo nossos artigos de como vender na Shopee!
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