<strong>Como encontrar fornecedores para vender na Shopee?</strong>

Devido ao grande número de pessoas que a Shopee vem alcançando nos últimos anos, cada vez mais aumenta o número de vendedores que querem começar a vender nesse famoso marketplace. E muitos se perguntam: como encontrar fornecedores para vender na Shopee?

Porém, a incerteza sobre como encontrar fornecedores também é grande, o que faz com que muitas pessoas hesitem antes de se cadastrar na plataforma.

A princípio a tarefa pode não parecer nada fácil, mas saiba que é possível ter fornecedores confiáveis e que não vão te deixar na mão.

Se você também está tendo tais dúvidas, hoje vamos te ajudar a encontrar bons fornecedores para garantir suas vendas na Shopee. Confira!

Por onde começar?

Como dissemos anteriormente, encontrar bons fornecedores para vender na Shopee, pode ser algo bastante complicado. É necessário checar as informações de cada um e garimpar com afinco para não correr o risco de cair em golpes.

A grande vantagem de ter sua própria lista com fornecedores confiáveis, é que além de poupar tempo e evitar possíveis dores de cabeça, você pode aproveitar todas as oportunidades de vendas.

Se você vai começar a empreender e já definiu seu nicho de vendas, é hora de buscar os produtos que te interessam. Para isso, vou dar algumas opções de por onde você pode encontrar os melhores fornecedores para iniciar sua loja.

Google

A maior ferramenta de busca online não poderia ficar de fora da nossa busca de fornecedores. O Google tem o cadastro de diversas empresas e com certeza irá te ajudar a encontrar o fornecedor ideal.

Uma dica interessante aqui para quem vai procurar lista de fornecedores no Google, é usar as combinações como “atacado”, “distribuidor”, “fábrica”, “importador” e “revenda”. Com isso, é possível ter acesso a um número maior de opções.

Por exemplo: atacado/distribuidor/fábrica de produtos sex shop. O Google irá te mostrar uma infinidade de fornecedores destes itens, porém, você deve ter muita paciência em analisar um por um.

Dica final: os melhores fornecedores do Google nunca estão nas primeiras páginas. Muitas vezes você precisa olhar diversas páginas de busca para encontrar o parceiro ideal.

Cidade Polo Industrial

Não é novidade para ninguém que algumas regiões do país são conhecidas por serem “Polo Industrial” de um determinado nicho.

Por exemplo: Laranjal Paulista-SP é o polo dos brinquedos. Franca-SP é o polo dos calçados.

Deste modo, se você mora próximo à alguma região conhecida por determinado polo, será uma boa ideia você reservar um dia ou mais para se deslocar até esse local e visitar empresas, fazer contato, etc.

Rótulo dos Produtos

Esta opção é campeã! Você pode entrar em uma loja de um nicho que você gostaria de trabalhar, olhar os rótulos dos produtos e identificar o CNPJ e os dados do fabricante deste produto.

Feito isso, basta colocar as informações no Google e procurar os dados do fabricante.

Sendo assim, é só ligar para o telefone informado e falar que você gostaria de informações comerciais para adquirir o produto.

Lojas Concorrentes da Shopee

Se você já decidiu um nicho que gostaria de trabalhar, você pode pesquisar por lojas com muitas vendas e avaliações deste mesmo nicho na Shopee.

Ao encontrar, você entra nos produtos mais vendidos e/ou produtos que gostaria de trabalhar desta loja e olha as informações sobre a marca do produto.

Caso você não encontre a marca na descrição do anúncio, o que pode ser muito comum, você procura por fotos do produto nos comentários abaixo do anúncio.

Normalmente, nos comentários, as pessoas colocam foto dos produtos após recebê-los. É uma boa oportunidade para você encontrar a marca do produto, ver a embalagem, etc.

Por fim, você pode também comprar o produto e, depois que chegar até você, basta apenas identificar a marca ou informações do fabricante na etiqueta/rótulo do produto.

Conseguindo a marca ou informações do fabricante, você pesquisa no Google e chega até o fornecedor!

Familiar/Amigo/Conhecido

Essa opção não é a mais indicada e nem sempre dá certo, porém diversas pessoas começam com fornecedores conhecidos.

Pare e pense: você tem algum fabricante/atacadista/distribuidor ou importador na sua família ou no seu círculo de amizades?

Caso tenha, vale a pena conversar e propor alguma parceria. Inúmeras lojas começam assim!

Vale lembrar que: depois que as vendas começarem a dar certo, é bom você buscar mais fornecedores!

Feiras do Nicho

Outra maneira de encontrar fornecedores é ir em eventos do nicho, como as tradicionais feiras. Procure saber quais são as feiras mais famosas do seu nicho. A época do ano que elas ocorrem e a cidade. Se programe para ir.

Feiras são boas oportunidades de encontrar fabricantes expondo seus produtos. Desta forma, você poderá encontrar não só produtos para vender, mas também fazer networking com diversos fornecedores e alavancar seu negócio!

Como seria o fornecedor ideal?

O fornecedor perfeito nem sempre vai ser possível encontrar e, para achá-lo, vai ser muito difícil. Porém, há diversas características de um fornecedor que com certeza ajudam no crescimento da sua loja, entre elas são:

  1. Fornecedor que quer crescer junto com você e pensa no longo prazo.
  2. Logística boa: reposição dos produtos rapidamente (menos de 1 semana).
  3. Preços competitivos para revenda em relação ao mercado.
  4. Vendas à prazo com prazo de pagamento longo.
  5. Produtos que tenham alto giro e não fiquem parado no estoque.
  6. Pedido mínimo baixo (< R$ 1000,00) ajuda muito no início.
  7. Produtos chegam corretamente, sem erro de qualidade ou separação.
  8. Mercadorias são bem embrulhadas e protegidas (facilita muito seu trabalho).

Dificilmente você vai encontrar, logo de cara, um fornecedor com todas estas características. Todavia, quanto mais destas características o seu fornecedor tiver, melhor vai ser para o seu negócio.

Conclusão

Tenha em mente que encontrar fornecedores é um trabalho constante, não é só no começo da loja.

Logo, no começo é apenas para inaugurar a loja, depois para alavancar seu negócio, será necessário aumentar a quantidade de produtos e, por consequência, os fornecedores.

Portanto, fique ciente que muitas vezes você receberá “não” de fornecedores. E isso é perfeitamente normal! Você terá que ser persistente se quiser encontrar um bom fornecedor para iniciar sua loja.

E após achar um fornecedor que dê muito certo, encontre outro semelhante a ele, talvez o concorrente, para caso precisar, você não precise depender de um só. Porque isso pode colocar seu negócio em risco…

Agora que você já aprendeu como encontrar fornecedores para vender na Shopee, aprenda mais sobre vender na Shopee no meu Blog!

Tags: | |

Sobre o Autor

Luan Moreno
Luan Moreno

Geólogo (UNESP) de formação, após ficar desempregado decidiu largar a profissão para viver de e-commerce. Em menos de 1 ano após a decisão, já havia faturado mais de 7 dígitos em marketplaces. Dentre eles, a Shopee, a plataforma com a qual mais se identifica e se tornou especialista. Desde então vem ajudando diversas pessoas comuns a alavancarem suas vendas na plataforma.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *